segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lawrence da Arábia (1962)

O que dizer de uma grande obra prima irresistível? Baseado na obra de T. E. Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria, foi realizado sob uma visão extraodinariamente épica por David Lean. Claro que para além de Peter O'Toole não podia faltar outros grande talentos que dominaram a obra: Omar Sharif e Anthony Quinn.
Somos transportados para o Cairo, onde tudo começa nesta aventura excitante. De facto o filme demonstra a personalidade excêntrica e aventureira de Lawrence, onde tem o seu novo lar como deserto e a sua grande admiração pelos beduínos. A aventura começa exactamente em 1916 no Cairo, durante a I Guerra Mundial, Lawrence um soldado tenente comum. Pede transferência para a Península Arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica.

O filme de 222 minutos teve que ser cortado para menos de 35 minutos, devido ás queixas dos donos das salas de cinema. Mais do que uma reinvenção do cinema épico é uma forma sublime de nos fazer sonhar com aventuras desse calibre. E isso aconteceu! T H Lawrence ousou contrariar um império para unir os povos árabes que lutavam entre sí. Dono de uma inteligência invulgar, amante das letras e história, filho de um Barão, assistente- arqueológico e oficial inglês teve uma vida intensa. Este filme, acima de tudo, é uma obra prima que nos leva para o outro lado do mundo. É para ver e rever.

Sem comentários:

Enviar um comentário