domingo, 13 de dezembro de 2009

Nova Iorque Fora De Horas (1985)




Depois do fracasso de "O Rei Da Comédia" Scorsese mete mãos à obra num projecto á muito pensado: "A Última Tentação De Cristo", romance do prémio Nobel de literatura Nikos Kazantzakis (1883-1957). Devido a pressões por parte da elite católica Martin Scorsese abandona o projecto voltando três anos depois. O projecto á qual Scorsese dedicará brilhantemente é "Nova Iorque Fora De Horas".

Proposto pelo actor Griffin Dunn, o realizador aceitará o guião, donde filmará em seis semanas o filme. Apeasr de ostentar um estilo comercial estéticamente o realizador não se deixa levar pelos excessos hollywoodescos. Muito pelo contrário encontramos um espírito sem tréguas, que transcende e combina muito bem com o pensamento visionário de Maryin Scorsese.

Trabalha pela primeira vez com o director de fotografia alemão Michael Ballhaus. Scorsese reformula profundamente o argumento de Nova Iorque Fora De Horas, um filme que é, na realidade, o trabalho de fim de curso do autor da obra, Joseph Minion.

A história, na verdade uma fábula para os tempos modernos do homem na sociedade, começa com Paul Hackett- um trabalhador que vê a sua noite de farra no Soho transformar-se em pesadelo- são uma imagem rídicula e cruel dos ultimos anos de vida de Scorsese. Contudo em vez de retratar lamentações, o cineasta dá ao filme uma energia juvenil inesperada. Nunca um pesadelo foi tão divertido. Nova Iorque é aclamado como o marco que assinala o renascimento de Scorsese, tanto na estreia norte-americana como na apresentação em Cannes. (...informações básicas em 'O Livro Martin Scorsese'...)



Recomendo vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário