segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

The Man Who Wasn't There (2001)


Inspirado num cartaz publicitário, enquanto os irmãos Cohen realizavam The Hudsucker Proxy. O cartaz demonstrava múltiplas formas de cortar o cabelo nos anos 40. Joel Cohen admitiu que o filme foi fortemente influenciado por James M Cain, o escritor que teve várias obras adaptadas no cinema entre elas está Double Indemnity de Billy Wilder.

Escrito e realizado pelos irmãos Cohen em 2001, o filme conta com uma forte presença de Billy Bob Thornton no papel principal (Ed Crane). A acção decorre em meados de 1949 nos arredores de Santa Rosa, Califórnia.

Ed Crane, um barbeiro aparentemente normal, casado com Doris, uma contabilista que tem problemas com bebidas. Ed é bastante taciturno e melancólico; fala pouco com as pessoas, o seu olhar é subtil e raramente muda de expressão, mesmo em cenas complicadas. Ed narra o filme, começando com seu casamento dentro do ramo da barbearia. O seu colega de trabalho e cunhado, Frank, é dono da barbearia e fala incessantemente. O filme envolve ocultismo, adulteração, roubo e referencias a OVNI’s.

Poderia ser um filme dos anos 50, graças ao excelente trabalho da fotografia a preto e branco de Roger Peakins. Muito das cenas foram filmadas sem filtro, com a câmara ao nível do olho e outro dos factos curiosos são os cigarros sem filtro que Ed Crane fuma, o que só prova o realismo e a competência técnica dos Irmãos Cohen. Um filme certamente marcante, do género neo-noir que merece atenção cinéfila.

Sem comentários:

Enviar um comentário