domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sam Peckinpah

imagem de The Getaway (1972)___________________________________




Sam Peckinpah (21 de Fevereiro de 1925)é aquilo que podemos chamar o pai dos filmes violentos. Realizador visionário, os seus filmes acompanhavam um estilo "slow-motion", como se fosse uma cena essencial para o decurso final da história. Muitos dos seus filmes se passam ou fazem referências ao México por ser filho de indios. Estudou arte dramática, foi argumentista (escreveu para Ron Siegel) e foi realizador. O seu estilo unico e reverente tornou-se referencia para cineastas como Quentin Tarantino. Os seus Westerns, influenciados por filmes de Sergio Leone, eram extremamente violentos para a época assim como os seus filmes de acção. The Deadly Companions foi o seu primeiro filme, tendo estreia em 1961. Procurando não fazer western de sequências moralistas como nos filmes de John Ford, a ingenuidade é destituida dando lugar ao realismo, ostracismo e uma crise sócio-cultural que tanto humaniza as personagens. Mais do que um realizador de filmes violentos- era um realizador que filmava os ditames e imperfeições das personagens que levavam ao culminar do filme.

Morreu aos 59 anos de idade num hospital de Los Angeles, depois de ter sofrido um ataque cardíaco, no México, onde passava as férias com sua a mulher, a atriz Begona Palácios e a sua filha Guadalupe.

Sam Peckinpah foi um realizador fora de série, que não se rendeu á velha Hollywood nem se rendeu ás consequências finais.
Quentin Tarantino é provavelmente o seu herdeiro mais próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário