terça-feira, 23 de março de 2010

Akira Kurosawa- Cem anos do seu nascimento


Um dos realizadores, senão o mais importante do Japão nasceu em Tóquio a 23 de Março de 1910. A sua importância é tanta que influenciou diferentes gerações de realizadores como Bernardo Bertolucci, Fellini, Scorsese, Coppola ou Kitano.
Ficou na história como um dos mais aclamados e marcantes realizadores de cinema, autor de uma carreira que, em 57 anos de actividade, o levou a assinar 30 filmes. Akira era o oitavo filho dos Kurosawas, uma família com memórias de samurais na sua genealogia. Encorajado a desenhar nos dias de escola, o cinema entra na sua vida em finais dos anos 30 quando se junta a um programa de desenvolvimento de talentos ligado a um estúdio local. Estreia-se em 1943 com Sansgiro Sugata, filme criado em tempo de guerra. É contudo nos anos 50 que desenvolve um olhar distinto e pessoal que, aliado a uma mestria técnica e a um rigor e perfeccionismo absoluto o afirmam como um importante caso notável no panorama do cinema japonês.
Sofrendo de fadiga mental em 1971, tentou suicidar-se cortando os pulsos por mais de trinta vezes. Em 1985, o Festival de Cinema De Cannes homenageou-o pelo seu filme "Ran" do qual ele mesmo dizia que era a sua obra prima. "Ran" é baseado na obra Rei Lear de William Shakespeare. Kurosawa também adaptou obras do escritor russo Dostóievski . Muitos dos seus filmes inspiraram obras ocidentais como Os Sete Magníficos ou Payback.
"Ran" foi a primeira obra que tive o prazer de assistir. Um magnifico exemplo no campo da tragédia Shakespeariana, o visual exótico e os cenários de um Japão feudal, com samurais, traições e honra, só condimentam ainda mais a excelente narrativa. Um verdadeiro épico.
Faz agora cem anos que Kurosawa nasceu. Em sua homenagem está a passar as suas obras no cinemateca.

Sem comentários:

Enviar um comentário