terça-feira, 2 de março de 2010

Goodfellas (Scorsese)



"Goodfellas" não é exactamente um filme típico de gangsters. Não é ficção, não é Godfather ou Scarface: é uma história verídica baseado no livro de Pileggi. Tal como Martin Scorsese adverte desde o início, no filme, "This Is A True Story"- torna-se relevante a veracidade do argumento. Quando muitos pensam que filmes de Gangsters está fora de moda (isso em 1990) Martin Scorsese consegue- e muito bem- abordar o tema. Outros dos pontos altos (e as minhas cenas favoritas) está nos plano- sequência no restaurante e bar (assim como no banho de sangue no final de TAXI DRIVER) e na viagem de Henry por Nova Iorque num estado alucinado, tão bem concatenada- dá-nos a impressão de assistir a um documentário.

O pré-genérico também está muito bem conseguido: Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci, de noite, num carro opulento, ouvem um barulho estranho. Param o carro na berma, abrem o porta- bagagem: acção horripilante a seguir á qual a voz "off"de Liotta afirma "ever since I can remember, I always wanted to be a gangster". Depois do genérico recuamos até á infância de Henry. de facto estas cenas são memoráveis e na minha opinião um dos melhores começos num filme.

Tal como Taxi Driver, Godfellas foi o começo do meu interesse pela obra de Scorsese e agora tive prazer de assistir no Cinemateca Lisboa esta obra-prima.

Sem comentários:

Enviar um comentário