domingo, 5 de setembro de 2010

Jack Kerouac- On The Road (livro, 1957)




Como definir "On The Road"? Considerado a obra-prima de Jack Kerouac e do movimento Beat, influênciou uma geração desesperada por novas experiências e por uma alternativa ao American Way- a geração 60.


Encarado como um lado sombrio, oposto ao sonho americano, On The Road é um estado de (in)consequências indeterminável; é a voz mergulhada no desespero e na prova irresístivel de fazer-se à estrada, numa demanda sem sentido, mas com determinação em procurar outras emoções- verdadeiras e lascadas emoções.


No livro encontramos dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa. Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac. Também são encontrados no livro alguns escritores como Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee.


Envolvi-me na sua leitura por duas vezes, e de bom grado releio outras duas vezes. Um livro apaixonante, selvagem e um diário esculpido pela realidade e palavras ardentes. Jack Kerouac escreveu outros livros, também excelentes, Os Subterrâneos, Big Sur e Os Vagabundos Do Dharma, mas infelizmente ficou conhecido por um só livro: On The Road.


Há rumores de que Walter Selles está envolvido na sua produção cinematográfica. Espero não ser uma decepção.

Sem comentários:

Enviar um comentário