domingo, 27 de setembro de 2009

Pedro Costa


Pedro Costa é um dos realizadores portugueses de destaque, principlamente pela sua participação na ilustre Taste Modern. A questão que se mantém aqui é quem o conhece? Enquanto vivemos num país onde o futebol é o ópio do povo (quem marcou quem?) e as eleição vai se transformando num espectáculo banal e como se não bastasse a programação televisiva é um espectáculo de cores berrantes, quase uma omnipresença nas telenovelas e séries juvenis. Lamentavelmente, a informação sobre Pedro Costa e a sua obra, pelo povo português, é, no minímo, escassa. É "só lá fora" que se consegue um destaque mais abrangente da sua obra.

Os seus filmes (quase de cariz docuficção) demonstram uma sagacidade pelo meio urbano, num ritmo particularmente interessante e não menos surpreendido. A sua astropologia visual, esclarecedora por sinal, torna-se num meio testemunhal de marca pessoal. Filmes como Bairro das Fontainhas, entre 1997 e 2006 (Ossos, No Quarto da Vanda e Juventude em Marcha) constituem um registo cinéfilo do mercado português interessante, mas tristemente por cá o interesse é quase nulo (será exagero dizer isso?). Nesta triste conclusão que podemos tirar só com o tempo e com mentalidade mais aberta Pedro Costa será reconhecido como merece.



Pedro Costa (Lisboa, 1959) abandonou o Curso de História da Faculdade De Letras Da Universidade De Lisboa, ingressando na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Iniciou a sua actividade cinematográfica como assistente de realização de Jorge Silva Melo e João Botelho. A obra de Pedro Costa segue a tradição lançada em Portugal por Manoel de Oliveira e António Campos, a do cinema inspirado no conceito de Antropologia visual.

Pedro Costa filma - é essa uma das suas marcas pessoais - com câmaras digitais mini-DV. O filme No Quarto da Vanda valeu-lhe o Prémio France Culture para o Cineasta Estrangeiro do Ano, no Festival de Cannes em 2002. É filho do famoso jornalista e realizador da televisão Luis Filipe Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário