quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Raging Bull (1980)




Como descrever uma obra prima que apesar dos seus méritos foi mal tratada o aquando o seu lançamento? Depois do excelente musical (um fracasso) New York, New York e da experiência documental nos The Last Waltz e Steven Price, De Niro que já tinha chamado a atenção de Scorsese para a biografia de La Motta, volta á carga na altura em que Scorsese não vive nos seus momentos mais auspiciosos. Aceita sem convicção a proposta de De Niro e trabalha em várias versões do seu argumento tendo sido finalizado por Paul Schrader, esse mesmo que acaba por chamar a atenção de Scorsese. Em Toiro Enraivecido, Scorsese reinventa uma nova forma de filmar combates de boxe e impõe o preto e branco nas filmagens.

A história passa-se durante a ascensão e queda de um boxeador tendo nos principais papéis Robert De Niro como Jake La Motta e Joe Pesci como Joey La Motta, irmãos respectivamente.

Na minha humilde opinião considero Toiro Enraivecido o segundo melhor trabalho de Scorsese, ficando atrás de Taxi Driver. Tive o prazer de presenciá-lo no Cinemateca, uma obra prima que poderá não agradar a todos mas não deixa de o surpreender. Aclamado pelos críticos, De Niro levou um óscar para melhor desempenho mas infelizmente o publico não soube recolher bem o filme. Com o passar do tempo conseguimos aperceber que esta era afinal uma obra prima.

Sem comentários:

Enviar um comentário