quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Syd Barret- Quarenta anos de Madcap Laughs






Faz hoje 40 anos o dia em que foi editado o álbum a solo de Syd Barrett. O seu afastamento nos Pink Floyd não representou um final da sua carreira enquanto músico.

Ainda em 1968, Barrett registou uma série de sessões, que todavia deixou incompletas. Retomado mais tarde, o trabalho do qual nasceria o primeiro álbum a solo de Syd Barrett envolveu músicos dos Soft Machine e Humble Pie, trabalhando estes sobre esboços e maquetes para voz e guitarra gravados pelo ex-Pink Floyd. Roger Waters e David Gilmour chegaram também a colaborar na etapa final da produção de um álbum que acabaria editado em Janeiro de 1970.

É um registo unico, impressionante e quase surrealista e ao mesmo tempo belo e frágil. Tal como no primeiro álbum dos Pink Floyd as letras de Syd em Madcap Laughs não deixa de transperecer uma visão muito própria e intimista do autor tão unico que é Syd Barret. Pode-se dizer que Madcap Laughs marcou-me. É um álbum único e que não agradará a todos devido ao seu clima e visão pessoal. Um músico que ficou para a história como um dos vocalistas mais marcantes de sempre a prova disso está em David Bowie: nunca escondeu que muito da sua carreira foi inspirada em Syd Barret.

Sem comentários:

Enviar um comentário