quinta-feira, 13 de maio de 2010

Akira (1988)




Admito que não sou fã de animes nem de mangas. Já tentaram incutir-me o gosto oriental mas falharam. No entanto há uma excepção: AKIRA.

Akira é sem dúvida um filme genial- baseado no manga da autoria de Katsuhiro Otomo que durou oito anos-,nota-se as influências de Philip K Dick, o mestre da literatura ficção cientifica, principalmente na área do Cyberpunk. O filme foi lançado no Japão no dia 16 de Julho de 1988, arrecadou milhões, venceu inúmeros prémios internacionais. Katsuhiro Otomo, o mesmo autor que criou o manga, realizou o filme.

Em Neo Tokyo, abalada por uma Terceira Guerra Mundial, vive-se o ano de 2019. Gangues de motoqueiros povoam uma nova cidade aterrorizada por grupos anti-governamentais. Kaneda é o líder de uma dessas gangues, e certa noite ele é avisado que um grupo rival que invadiu seu território. A sua gangue sai à caça do grupo rival (os “Palhaços”) e, durante a perseguição, um dos membros do seu grupo sofre um acidente de moto. A vitima, Tetsuo, sofre um acidente misterioso, e acaba preso numa sede governamental. Kaneda e os seus amigos aventuram-se em busca do seu amigo, mas algo mais assustador vai acontecer, porque Tetsuo não é exactamente um ser humano normal.

Este incrível filme de mais de duas horas, tornou-se imediatamente num clássico e influenciou a cultura ocidental pela sua estética cyberpunk.Para quem gostou de Blade Runner também pode gostar de Akira.

É claro que há pessoas que limitam-se a ver esta obra prima como uma animação para crianças, mas isso é outro assunto que pertence à mentalidade provinciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário