sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1975: Martin Scorsese + Robert de Niro



Como nunca os vimos — literalmente. Na rodagem de Taxi Driver, em 1975 (o filme estreou nas salas americanas em Fevereiro de 1976, vindo a ganhar a Palma de Ouro de Cannes, em Maio), Steve Schapiro foi o extraordinário fotógrafo de cena — é dele, aliás, a imagem emblemática do cartaz com Robert de Niro, em pose hierática, em frente do seu taxi. O certo é que a maior parte das suas fotografias permaneceu inédita: 95 por cento, para sermos mais exactos.

O livro que a editora Taschen anuncia — Taxi Driver, lançamento em Setembro — servirá, antes do mais, para corrigir essa lacuna, dando a ver o resultado do labor de Schapiro na rodagem de um dos grandes clássicos da modernidade cinematográfica made in USA. Com prefácio de Martin Scorsese, trata-se, para já, de uma edição limitada, de 1000 exemplares numerados e assinados pelo autor (preço: 500 euros). Em simultâneo, surgirão duas edições especiais, Art Edition A e Art Edition B (100 exemplares cada), contendo uma fotografia de De Niro (A) ou Jodie Foster (B), impressa com os pigmentos originais (preço: 1250 euros).




...in Sound+Vsion...


É pena a edição limita e o preço excessivo, pois "Taxi Driver" é o meu filme favorito (do qual vou escrever uma resenha), e esperava pelo menos uma versão "compacta" como é próprio da Tashen.

Sem comentários:

Enviar um comentário